Um notebook com tela de tinta eletrônica faz mais sentido do que você imagina | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Notebooks e Ultrabooks » Um notebook com tela de tinta eletrônica faz mais sentido do que você imagina

Um notebook com tela de tinta eletrônica faz mais sentido do que você imagina

Compartilhe

A empresa Modos está trabalhando em um notebook com tinta eletrônica, o Modos Papper Laptop. A mesma tinta eletrônica utilizada nos eReaders como o Amazon Kindle e tantos outros que estão no mercado de tecnologia há pelo menos 10 anos.

Esse notebook promete ser mais barato, entregar uma menor fadiga visual e um ambiente de trabalho mais real que o atual, já que imita o papel.

Bem sabemos que as telas de tinta eletrônica contam com vantagens e desvantagens notórias, mas… será que um notebook com esse tipo de tela pode dar certo?

Vejamos.

 

 

 

A Apple também pensa nisso

A Modos quer entregar uma tecnologia mais tranquila e humana que a atual, e antes que você pense que a ideia em ter um notebook com tela de tinta eletrônica mais parece um absurdo da comunidade vegana, é bom lembrar que a Apple já está pensando na mesma coisa a algum tempo.

O Modos Paper Laptop contará com uma tela em preto e branco, e claramente não será voltado para o público gamer ou para os designers gráficos. Ele é pensado na maioria dos profissionais que usam o computador para ler e-mails, abrir documentos em PDF ou redigir texto no Word.

Nesse sentido, o notebook é perfeito. Ele vai emular a sensação de escrever em um papel, inclusive nos manuscritos. A superfície de sua tela será carregada eletronicamente, criando assim uma resistência ao toque que vai recriar a aparência que a tinta tem quando escrevemos em um papel.

Uma das principais vantagens do Modos Paper Laptop é o baixo consumo de energia. A bateria pode durar centenas de horas de uso com uma única carga, o que permitiria passar das 7 horas de autonomia de um notebook com tela tradicional (isso é, quando esse tempo de uso é efetivamente alcançado) para as mais de 100 horas de tarefas realizadas no portátil.

Além disso, as telas E-Paper são mais agradáveis para a vista, e o Paper Laptop promete um foco mais suave no uso do computador portátil ao eliminar a fadiga visual. Algo que muitos produtores de conteúdo em texto (é o meu caso) procuram e precisam no final do dia.

 

 

 

Quando o Modos Paper Laptop vai chegar ao mercado?

Essa é a parte mais chata do processo: ainda não sabemos quando esse notebook com tela E-Paper estará entre nós.

Não existe uma previsão de lançamento para o Modos Paper Laptop. Seus responsáveis afirmam que construíram vários protótipos funcionais do produto, e que a produção em massa vai começar quando pelo menos 50 mil pessoas manifestarem o real interesse na compra do dispositivo.

Particularmente, eu não sei se o Modos Paper Laptop vai conseguir vingar em um mundo onde todo mundo está procurando o maior desempenho possível para economizar tempo na hora de realizar as suas tarefas no computador. E eu mesmo vou além dos textos para produzir o meu trabalho como blogueiro de tecnologia.

Por outro lado, me agrada muito a ideia de ter um notebook que é claramente focado na escrita e na produção do conteúdo em texto, deixando de lado todo o resto. Um produto como esse me deixaria mais produtivo por causa da tela mais agradável e do maior foco nos textos que quero escrever.

Sim… eu compraria esse notebook… dependendo do preço que ele vai chegar no mercado.


Compartilhe
@oEduardoMoreira