Você deve enviar o seu currículo em PDF ou Word? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Você deve enviar o seu currículo em PDF ou Word?

Você deve enviar o seu currículo em PDF ou Word?

Compartilhe

Você não pode errar na hora de enviar o seu currículo para conquistar aquela vaga de emprego tão desejada. E além das informações que precisam estar neste documento, o formato do arquivo que será enviado é bem importante.

Você pode salvar o seu CV em diferentes formatos, mas sempre pode pintar a dúvida sobre qual é o formato mais adequado para esse envio: PDF ou Word?

Vamos tentar ajudar a responder esta dúvida neste post.

 

 

 

CV em PDF ou DOCX? Quantas siglas…

O PDF tem várias vantagens em relação ao Word, e é o formato mais popular neste momento. Sua principal virtude é que ele pode ser visualizado em qualquer dispositivo do mercado.

Logo, usar o PDF é uma garantia que o seu CV será lido tal e como você criou, além de ser de mais fácil visualização e com um número menor de erros que o Word.

Já a visualização de um documento do Word vai variar dependendo da versão do programa que está instalada no dispositivo, e das características do próprio dispositivo onde o documento foi aberto. Assim, existe a chance do documento ser exibido fora de enquadramento e fora do layout que você planejou.

Porém, por incrível que pareça, enviar um currículo em PDF nem sempre é a melhor opção, já que muitas empresas utilizam softwares de monitoramento de dados que escaneiam os documentos do Word com maior facilidade. Ou seja, na hora de apresentar uma oferta de emprego online, pode ser mais conveniente enviar o CV em .DOCX por esse motivo.

Além disso, em diferentes oportunidades, os responsáveis por recrutarem os novos profissionais preferem receber os currículos dos aspirantes em formato Word, pois dessa forma eles podem editar o documento recebido, adicionando suas impressões, observações e anotações pessoais.

 

 

 

Então… o que é melhor?

Considerando todos os fatos apresentados neste post, a resposta para a pergunta do “qual dos dois formatos é melhor” vai depender do local para onde você vai enviar o seu currículo e das necessidades do recrutador. O mais conveniente é ter o CV nos dois formatos, utilizando aquele que é o mais conveniente para você em cada situação.


Compartilhe
@oEduardoMoreira