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A “regra das duas pizzas” de Jeff Bezos

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A eficiência e produtividade das equipes de trabalho são aspectos essenciais para alcançar o sucesso no mundo empresarial.

Existem diferentes métodos para se alcançar a eficiência no meio laboral, e cada CEO adotou a sua estratégia ao longo do tempo. A melhor parte é que não existe uma abordagem definitiva, pois visões diferentes podem resultar no sucesso do mesmo jeito.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, tornou-se referência ao estabelecer uma regra simples e impactante para determinar o tamanho dos times e atingir objetivos de forma ágil.

E esse artigo só existe por causa de uma palavra: pizza.

 

Como funciona essa regra?

Bezos compreendeu que uma má organização das reuniões poderia resultar em perda de tempo e discussões intermináveis. Dessa forma, ele percebeu que menos reuniões que são mais efetivas seria o caminho para aumentar a eficiência.

Foi então que surgiu a “regra das duas pizzas”, um modelo adotado na Amazon que transformou a maneira como as equipes eram estruturadas e organizadas.

De acordo com Bezos, reunir-se por apenas seis horas por ano era suficiente, mas havia uma restrição ainda mais interessante: as reuniões nunca deveriam ser realizadas pela manhã. Essa estratégia estabelecia que nenhum time poderia ser maior do que o número de pessoas que poderiam ser alimentadas por duas pizzas grandes.

A ideia por trás dessa regra era criar equipes pequenas, autônomas e multifuncionais, capazes de assumir a responsabilidade por todas as facetas de sua área de atuação.

Essa abordagem ganhou rapidamente o reconhecimento no mundo empresarial, uma vez que promovia maior agilidade, tomadas de decisões mais rápidas e uma comunicação fluida entre os membros das equipes. Esses times se mostraram especialmente eficazes em tarefas de desenvolvimento de produtos, superando dependências e barreiras internas que haviam dificultado a inovação anteriormente.

 

A mudança para o modo STL na Amazon

Uma vez que Amazon e Jeff Bezos aprofundaram a aplicação da regra das duas pizzas e, ao mesmo tempo, a empresa se tornava uma gigante do varejo online, alguns problemas apareceram.

Em alguns casos, duas pizzas não eram suficientes para lidar com projetos complexos e ambiciosos. Ficou evidente que o tamanho da equipe não era o único fator determinante para o sucesso. Um líder forte e competente se mostrou fundamental para direcionar e gerenciar a equipe, garantindo que todos estivessem focados na tarefa atribuída.

Assim, a Amazon evoluiu gradualmente a sua estratégia para um novo modelo de equipe, conhecido como STL (Single Threaded Leadership, ou Liderança em um Único Fio, em tradução livre). Esse modelo passou a priorizar a dedicação total do líder da equipe a uma única tarefa, permitindo que ele se concentrasse completamente na execução do projeto, sem distrações.

Dessa forma, a empresa descobriu que o tamanho da equipe não era o fator mais importante para o sucesso. A combinação de elementos-chave, como liderança efetiva e comprometimento total com a tarefa atribuída, se mostrou mais relevante. A Amazon se tornou um exemplo de como as práticas de gestão podem ser adotadas e evoluídas para obter resultados ótimos, indo além de simplesmente considerar o tamanho das equipes.

A regra das duas pizzas estabelecida por Jeff Bezos foi uma metodologia bem-sucedida por um longo período no gerenciamento de equipes. A mudança de foco para a liderança efetiva e compromisso total mudaram de acordo com o crescimento da empresa e suas necessidades de se adaptar ao tamanho que estava ganhando.

De qualquer forma, vale a curiosidade em saber que Bezos pensou em algo tão simples e trivial como duas pizzas grandes para estabelecer a sua visão empresarial.

E eu vou parar por aqui, pois a fome bateu forte nesse momento.


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@oEduardoMoreira