Press "Enter" to skip to content
Início » Notebooks e Ultrabooks » Eu quero o Book 8088, que roda MS-DOS

Eu quero o Book 8088, que roda MS-DOS

Compartilhe

Eu tenho certeza de que vou terminar os meus dias completamente falido, pobre, miserável e sem teto.

Se você é um amante dos computadores retro, um novo portátil fabricado na China está chamando a atenção dos entusiastas. O Book 8088 é um dispositivo único que combina hardware antigo e moderno para oferecer uma experiência informática semelhante àquela encontrada há mais de três décadas, mas com as vantagens da atualidade.

Baseado no lendário IBM PC 5150, o primeiro PC da história que completou 40 anos recentemente, o Book 8088 resgata a essência da máquina que marcou uma revolução tecnológica. Equipado com o icônico processador Intel 8088, que operava a 4,77 MHz, o PC 5150 abriu caminho para uma nova era digital para muita gente.

Inclusive para mim, que começou a vida informática usando os softwares que ele roda.

 

Patentes existem para serem quebradas

O sucesso do IBM PC 5150 foi inegável, mas sua arquitetura aberta e a falta de direitos de patente permitiram que diversos fabricantes lançassem suas próprias versões, geralmente mais acessíveis. Esse movimento resultou no surgimento do conhecido “IBM PC compatível”, que se valeu do conceito “copia, mas não faz igual” para prosperar no mundo da tecnologia.

Agora, a Xinrui Technology decidiu resgatar essa essência de cópia idêntica com o lançamento do Book 8088. Esse portátil retro possui uma tela LCD de 7 polegadas e 16 cores, capaz de exibir uma resolução máxima de 640 × 200 pixels graças ao controlador de tela Motorola 6845 CGA. Para proporcionar uma experiência sonora autêntica, é possível adquirir esse notebook com um chip Yamaha OPL3.

Dizem que isso é o suficiente para garantir uma viagem no tempo sem DeLorean, mas como esse notebook está na China, fica um pouco difícil testar essa teoria eu mesmo.

 

A gambiarra que a gente tanto ama

A Xinrui Technology encontrou uma maneira engenhosa de igualar o desempenho do Intel 8088. Para isso, optou por incluir chips NEC V20 da década de 1980, que possuem pinos compatíveis com o mencionado chip da Intel e operam a 4,77 MHz, como nos velhos tempos.

Gambiarra pura, meus amigos… gambiarra pura…

Os usuários podem desfrutar de 640 KB (quilobytes) de RAM, e no armazenamento, os criadores do Book 8088 foram criativos e incorporaram um cartão CompactFlash de 512 MB, que assume a função de disco rígido do sistema e interage com o hardware antigo.

Até porque… ser antigo ou vintage, tudo bem. Mas ter que encarar um HD mecânico em pleno 2023… isso é inadmissível.

O dispositivo em si é uma combinação de componentes antigos e modernos. No caso dos componentes modernos, foram utilizados dispositivos lógicos programáveis capazes de simular a funcionalidade de outros chips. Além disso, o Book 8088 oferece compatibilidade com placas de expansão ISA de 8 bits e dispositivos de armazenamento USB.

A descrição do produto afirma que o portátil é compatível com MS-DOS 6.22, Windows 3.0 e outros softwares clássicos. Atualmente, o Book 8088 está disponível para compra no AliExpress, com um preço de 200 dólares por unidade. No momento da redação deste artigo, havia 16 unidades disponíveis.

E uma delas precisa ser minha, nem que o Fernando Haddad cobre 60% de imposto.

 

A nostalgia vende, é claro

O Book 8088 é volta no tempo em forma de produto revisado, alimentando a nostalgia de muitos geeks em uma combinação de recursos clássicos com componentes novos. Com um design histórico, o portátil não deixa de ser uma homenagem para o equipamento que inaugurou a era dos computadores pessoais.

A tela LCD de 7 polegadas e 16 cores, juntamente com o controlador de tela Motorola 6845 CGA, oferece uma resolução nostálgica de 640 × 200 pixels. E isso é tudo o que eu preciso para ser feliz por algumas horas longe do computador principal. Aliás, no passado, muitos de nós aceitávamos pacificamente que o mundo da informática era esse mesmo.

E era mágico por ser assim.

O Book 8088 é mais do que um simples portátil retro. Ele nos lembra como evoluímos em três décadas na computação moderna, em um produto que pode cativar quem viveu intensamente o passado informático, além de convencer os mais jovens a conhecer melhor o passado do universo tecnológico.

Que o Book 8088 receba um lugar de destaque na casa dos usuários. E dá até para imaginar a quantidade de nerd veterano que está quase chorando só de ver as imagens deste produto.


Compartilhe
@oEduardoMoreira