Californication, de Red Hot Chili Peppers, virou um videogame de verdade! | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Californication, de Red Hot Chili Peppers, virou um videogame de verdade!

Californication, de Red Hot Chili Peppers, virou um videogame de verdade!

Compartilhe

Em 2000, a MTV ainda era conhecida como MUSIC TELEVISION, e não o canal do “De Férias com o Ex”. E um dos videoclipes mais espetaculares em exibição na sua programação era “Californication” da banda Red Hot Chili Peppers.

O quarto single do álbum com o mesmo nome é um dos melhores videoclipes da história, pois se valeu de um conceito muito popular até hoje: os videogames.

O vídeo nada mais era do que um jogo de videogame, no melhor estilo PlayStation 2. Era tão convincente, que poderia ser um jogo de verdade. Porém, isso nunca aconteceu…

…até agora.

 

 

 

Californication agora é um jogo gratuito para Windows e Mac

Miguel Camps Orteza é um programador espanhol que cresceu vendo a MTV nos anos 2000, e desenvolveu este pequeno jogo em Unity que, na prática, é Californication.

Com ele, você pode escolher qualquer um dos integrantes da banda Red Hot Chili Peppers como o seu personagem principal dentro dessa aventura. O jogo não tem as músicas da banda (obviamente), por conta dos direitos autorais, mas Miguel solucionou o problema inserindo links dentro do jogo para o vídeo original da música no YouTube e vários covers que podem ser reproduzidos em segundo plano.

O jogo é completamente gratuito e não precisa ser instalado nos dispositivos, de modo que ele é completamente portátil. Até agora, o título foi muito bem recebido, ainda mais por contar com suporte para os controles do Xbox e do PlayStation.

O projeto de Californication (o jogo) começou em janeiro de 2022, de modo que o seu desenvolvimento foi bem rápido. Todo o progresso de Miguel nessa empreitada foi registrado em sua conta no Twitter e isso chamou a atenção da mídia.

Para ele, é bastante complicado entrar na indústria de games, de modo que ele desenvolveu esse e outros jogos para chamar a atenção. E o simples fato de todo mundo fazer barulho por causa do seu game mostra que seu plano deu certo.

 

 

 

O mundo precisava de Californication há muito tempo

Levou nada menos que 22 anos para que a brilhante ideia do Red Hot Chili Peppers se materializasse. O ‘antes tarde do que nunca’ vem em boa hora. Afinal de contas, praticamente todo mundo da minha geração conhece essa música, e certamente vai jogar o game do Miguel.

É fato consumado: a nostalgia está na moda. Todo mundo quer jogar os videogames do passado, consumir a cultura pop dos anos 2000 e até mesmo voltar a se vestir como nos anos 90, o que pode ser algo pavoroso.

Por outro lado, é muito bom revisitar o conteúdo da geração que fez a transição da era analógica para a digital, testemunhando um mundo em transformação de forma intensa.

A minha geração. Felizmente.


Compartilhe
@oEduardoMoreira