Como conectar um Macintosh de 1989 na internet Press "Enter" to skip to content
Início » Desktops » Como conectar um Macintosh de 1989 na internet

Como conectar um Macintosh de 1989 na internet

Compartilhe

Um computador de 1989 é sim capaz de conectar na internet de 2020. A prova disso é esse projeto de uma Raspberry Pi que conectou o Macintosh SE/30 na internet de hoje.

Muitos entendem que não podem dar um bom uso para aquele computador antigo que está ganhando poeira dentro do armário de casa ou na garagem. Porém, essas pessoas estão absurdamente erradas. É possível conectar esses dispositivos na internet de hoje, com a ajuda de uma Raspberry Pi e muito tempo libre para se envolver nesse projeto.

 

 

 

É tão incrível, que é difícil de acreditar…

 

 

O site Metalbabbe registrou o feito sem precedentes: a conexão de um Macintosh SE/30 de 1989 na internet, com a ajuda de uma placa Raspberry Pi, alguns códigos para tudo ser interpretado e alguns cabos.

Aqui, a Raspberry Pi é a protagonista pelo feito. Um cabo realiza a conexão com a placa Raspberry executando um servidor PPP com o computador da década de 1980. O projeto é compatível com modelos de placas de diferentes gerações, e que o bônus aqui foi utilizar um adaptador sem fio USB para a conexão da internet sem fio, considerando que a placa original não tinha o WiFi incorporado.

 

 

O aplicativo SLiRP instalado na Raspberry Pi executou o servidor PPP no seu sistema operacional, o Raspbian. A conexão com o Mac acontece via cabo, onde tudo acaba sendo interpretado por sofware. O cabo em questão pode ser conectado tanto na porta do modem do Macintosh como também na porta da impressora.

 

 

 

É um projeto para qualquer um?

 

Definitivamente, não.

Primeiro (e acho que é o item mais difícil de todos), você precisa ter um Macintosh compatível com o projeto. Depois, precisa ter as habilidades e conhecimentos suficientes para fazer tudo funcionar. Não é para qualquer pessoa, mas acho que aqueles que contam com os recursos técnicos e intelectuais para executar tão feito devem pelo menos tentar fazer o conjunto funcionar.

Você pode tentar reproduzir todo o processo de hack para dar vida para qualquer computador antigo que você queira conectar na internet. Clique aqui para ler o artigo original do projeto, e amplie os seus conhecimentos sobre informática.

 

 

Via Metalbabble


Compartilhe