Até o mundo dos eSports se reinventa.
Tudo no mundo se transforma em alguma outra coisa que pode (e deve) ser melhor ou diferente, dependendo do ponto de vista. O antigo celular tijolão se transformou no iPhone, que se transformou no Galaxy Note, que se transformou no Galaxy Fold. E isso é algo absolutamente normal no mundo da tecnologia.
O mesmo aconteceu com os eSports. Não dá para viver a vida toda de Fortnite ou FIFA, e como o ser humano é competitivo por natureza, outras formas de disputa tinham que aparecer para deixar o ser humano entretido ou engajado.
Pois bem… a moda agora nos eSports é construir páginas web atraentes, funcionais e em tempo recorde.
Uma versão alternativa do Iron Chef
Se você não sabe do que estou falando, vai saber agora. Apresento para vocês a Relume Design League (RDL), organizada pela Relume, empresa dedicada à criação de webs.
O objetivo da RDL é reunir os melhores designers do mundo para uma competição mano a mano para a construção do melhor site web no menor tempo possível. Sua dinâmica é bem simples: em cada partida, os designers entram na Figma Arena para competir durante 30 minutos no desenvolvimento do melhor site dentro desse prazo.
Para isso, os competidores recebem uma série de instruções sobre o design a ser criado, e esse é o ponto de partida para desenvolvimento de cada site, em um briefing que inclui o resumo com as instruções mais essenciais. Os Rumbles são transmitidos ao vivo pelo YouTube, e contam com narrações e comentários. O vencedor é determinado pela audiência, através de uma enquete online.
Além do orgulho da vitória, a Relume oferece prêmios que podem alcançar os US$ 2.000 para o vencedor. A empresa descreve a competição como “a nossa versão do Iron Chef, mas com Figma”. Dessa forma, a RDL é a primeira liga de eSprots pensada nos designers.
As partidas já disputadas nessa nova liga podem ser acompanhadas no canal da Relume no YouTube. Lembrando que aqueles que acham que o design de sites é uma atividade que pouco ou nada está relacionada com o mundo dos eSports se esqueceram que existem competições para desenvolvimento de planilhas de Excel no mesmo formato.
Uma forma divertida de apresentar talentos na web
Ser um designer de sites web não é uma tarefa das mais fáceis do mundo.
Eu bem sei que não é. Eu mesmo não me considero apto ou competente para essa tarefa, pois os meus dois sites são compostos por designs de outros desenvolvedores. Nunca tive a capacidade de trabalhar no desenvolvimento a zero das minhas páginas web, e o pouco que sei eu aprendi na raça.
Por isso, o que a RDL faz é algo válido e muito divertido. Assisti a alguns vídeos da competição, e confesso que me senti entretido com a proposta de ver outras pessoas desenvolvendo sites web em um curto espaço de tempo.
E consigo perceber que essa pode ser sim uma tendência para o futuro. Outras competições do gênero devem aparecer, e muitos jovens e adultos devem participar dessas ligas nos próximos anos.
Enfim, encontraram em mim mais um que vai dar audiência para esses campeonatos.