Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Cuidado ao escanear um QR Code com o celular: você pode terminar sem dinheiro e com dados roubados

Cuidado ao escanear um QR Code com o celular: você pode terminar sem dinheiro e com dados roubados

Compartilhe

Eu já falei sobre isso lá no TargetHD.net, mas vale a pena repetir o tema neste blog, pois as audiências não são as mesmas.

Tome cuidado ao sair por aí escaneando QR Codes desconhecidos. Já um aumento considerável de fraudes usando tal tática que pode ser a porta de entrada para que você perca todas as suas informações bancárias ou pessoais.

Neste post, vou reforçar o sinal de alerta para os perigos deste problema, além de passar algumas dicas que podem ajudar a evitar que você seja a próxima vítima.

 

 

 

Até o FBI está alertando sobre isso

O FBI emitiu uma advertência sobre esquemas onde os delinquentes cibernéticos manipulam os QR Codes legítimos para redirecionar as potenciais vítimas para sites de phishing, substituindo os códigos fidedignos por maliciosos, ou alterando os códigos originais que acabam redirecionando para os sites web fraudulentos.

Além disso, o QR Code também pode conter malwares que roubam o acesso dos dispositivos das vítimas, não apenas para obter a localização das mesmas mas também para roubar as suas informações mais importantes.

Com o aumento do uso e da popularidade do QR Code, não é de se estranhar que tais práticas se tornem cada vez mais frequentes. E é preciso que o usuário fique atento a isso. Usar o senso comum é fundamental para não cair em fraudes, mas sem as informações corretas sobre os ataques fica bem difícil se prevenir deles.

Os golpes envolvendo os QR Codes estão acontecendo em vários países do mundo, e não vão demorar para começarem a aparecer aqui no Brasil. Se é que já não estão acontecendo, já que a manipulação dessa tecnologia é algo bem simples de se realizar.

 

 

 

O que eu posso fazer para evitar cair em um golpe com o QR Code?

Existem algumas coisas que podem ser feitas ou adotadas como práticas de comportamento preventivo para evitar que os seus dados acabem nas mãos de criminosos cibernéticos a partir de uma simples leitura de um QR Code.

Vale a pena seguir as dicas a seguir:

  • Depois de digitalizar um código QR, você deve verificar o URL na barra de endereços para ver se ele realmente aponta para o site desejado, confirmando que é o endereço oficial da web.
  • Você deve pensar duas vezes antes de inserir informações de login, pessoais ou financeiras de um site que você acessou por meio de um código QR. É melhor acessar o site diretamente digitando-o manualmente na barra de endereços.
  • Se você escanear um código QR que encontrar preso em uma loja ou em qualquer lugar do mobiliário urbano, deve ter certeza de que ele não foi modificado anteriormente.
  • Nunca baixe aplicativos de um código QR, procure o aplicativo diretamente em sua loja oficial de aplicativos.
  • Nunca conclua pagamentos por meio de um código QR, faça pagamentos por meio de sua plataforma de pagamento oficial.
  • Use sua câmera móvel para escanear os códigos QR e nunca use aplicativos de leitura de código QR, eles não são necessários e são menos seguros.
  • Se você receber um código QR de um contato conhecido, verifique com esse contato se eles realmente lhe enviaram esse código QR, em muitas ocasiões os cibercriminosos roubam as contas de contatos conhecidos para nos enganar.

Compartilhe
@oEduardoMoreira