O que acontece quando Billie Eilish faz um dueto com um professor no TikTok? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » O que acontece quando Billie Eilish faz um dueto com um professor no TikTok?

O que acontece quando Billie Eilish faz um dueto com um professor no TikTok?

Compartilhe

O que pode acontecer quando um professor decide realizar um dueto com a popular cantora Billie Eilish?

Um post no meu blog, algo óbvio de se pensar. Mas também pode resultar em um sucesso quase instantâneo no TikTok, com milhões de reproduções e centenas de milhares de likes na postagem. Sem falar que esse efeito viral foi facilitado justamente por causa da influência da Billie Eilish no processo.

Mais uma vez, o TikTok mostra o seu poder de propagação e viralização em uma parceria inusitada e, ao mesmo tempo, muito criativa, onde a música e a educação musical podem construir histórias incríveis, tal e como essa que vou relatar neste post.

E quem sabe alguns professores que eu conheço podem se inspirar com o relato a seguir.

 

 

 

Billie Eilish se interessou por esse dueto de imediato

Billie Eilish estava em uma espécie de período sabático do TikTok. A cantora norte-americana estava sem publicar qualquer tipo de atividade na popular rede social de vídeos curtos, algo que pode ser muito comum se levarmos em consideração que estamos falando de uma artista com uma agenda de compromissos absurdamente cheia.

Aliás, essa é uma atitude que pode ser muito bem-vinda para qualquer pessoa que decide ter um pouco de paz de espírito na vida: vale a penar dar uma pausa das redes sociais de tempos em tempos para oxigenar a mente e oferecer um pouco de paz de espírito para si mesmo. Mas no caso de Eilish, a decisão também é válida para não ficar em evidência ou grande exposição durante algum tempo.

Por outro lado, ficar longe das redes sociais não quer dizer que você não as use eventualmente. E foi justamente esse momento ocasional que fez com que Billie Eilish se interessasse pelo conteúdo criado e compartilhado por Sheridan Coldstream, um professor de canto que propôs aos seus alunos fazer um dueto com uma das canções de Eilish, “Listen Before I Go”, enquanto o professor executava a canção ao piano.

 

@billieeilish #duet with @sheridan_coldstream ♬ original sound – Sheridan


Isso pode ser considerado algo comum e banal para os professores de música. Não é de hoje que as principais canções de música pop são utilizadas para estudo de música, aulas de teoria e prática musical e outras disciplinas relacionadas. Desde que não se utilize as canções para fins comerciais, a grande maioria das músicas comerciais disponíveis no mercado podem ser utilizadas de forma livre e sem pagamento de direitos autorais.

Talvez a parte mais interessante dessa história não está exatamente no uso de uma música de Billie Eilish para um dueto musical, mas sim a tecnologia que o professor usou para chamar a atenção e envolver os alunos para esta finalidade: o onipresente TikTok.

 

 

 

O professor vai aonde o aluno está

Coldstream sabia muito bem que a grande maioria dos seus alunos está no TikTok para consumir e produzir conteúdos em vídeo. Algo mais que normal ou comum para os adolescentes. Não podemos negar o óbvio, pois isso é burrice.

Por isso, ele utiliza a função de duetos do TikTok para convidar os seus alunos a testar as suas vozes, com o objetivo de se ouvirem, identificarem as características mais pertinentes dento de sua tessitura vocal e, sempre que possível, buscar os recursos necessários para melhorar a técnica vocal e instrumental. O desenvolvimento desses recursos são fundamentais para o crescimento musical do indivíduo, mesmo que o processo seja feito através da rede social de vídeos curtos mais popular do mundo.

Talvez o que Coldstream jamais esperava que acontecesse era que a própria Billie Eilish iria participar da atividade proposta pelo professor, a partir de sua casa, o que torna toda essa experiência educacional algo ainda mais interessante. Imagine o que deve ter passado pela cabeça do professor quando viu a cantora dividindo a tela do TikTok para essa atividade.

A jovem cantora norte-americana se juntou ao dueto de sua própria canção com o professor, oferecendo a sua voz para a atividade. Isso mostra a humildade de Eilish diante da utilização de sua canção para a formação de outros músicos, o que também deve fazer com que o interior da própria Billie se encha de orgulho diante de tal nobre finalidade.

 

 

 

E aí? O que aconteceu depois?

Eu nem precisava dizer isso, já que a simples existência deste post ajuda a explicar o que aconteceu. Mas vale o registro óbvio que o impacto do vídeo nas redes sociais foi imediato.

O dueto deu a volta ao mundo em questão de poucos minutos, e o vídeo já possui mais de 10 milhões de reproduções quando este artigo foi escrito. Certamente terá muito mais que isso quando você estiver lendo este texto no futuro, já que qualquer conteúdo com essa magnitude certamente vai chegar ao maior número de pessoas possível no menor tempo disponível.

Os próprios usuários do TikTok ficaram surpresos com a conquista do professor de canto, e isso (combinado com uma ponta de inveja de alguns poucos recalcados) resultou em um mix de positividade e ironia nos comentários. O que também pode ser considerado algo relativamente normal, levando em conta que esse dueto é algo absurdamente improvável para qualquer pessoa.

Por outro lado, quando se investiga um pouco a vida de Sheridan Coldstream, veremos que o dueto não foi exatamente uma obra do mero acaso, uma vez que ele não é uma pessoa tão desconhecida assim na sua terra natal, o Reino Unido. Ele é um professor de canto que se tornou figura frequente nos programas de reality competition para a TV, como The Voice, The X Factor e Britain’s Got Talent. Dessa forma, fica mais fácil para uma cantora como Billie Eilish aparecer em um dueto com ele no TikTok.

Por outro lado, o próprio Sheridan demonstra uma certa surpresa diante da repercussão do vídeo com Bilie Eilish. Ele afirmou que esse dueto foi o melhor de sua vida, e decidiu agradecer à cantora pela onda de novos seguidores que a parceria resultou para ele. É o mínimo que podemos fazer quando uma celebridade desse porte decide emprestar a sua voz para ajudar na sua atividade profissional.

 

@sheridan_coldstream #billieeilish #duetwithbillieilish #billieeilishfanpage #sheridan #vocalcoachreacts #vocalcoach #singingtuition #lifechanging #lifecoach #mentalhealthforcreatives ♬ original sound – Sheridan


Em compensação, o dueto também marcou um dos movimentos de reaparecimento da Billie Eilish nas redes sociais. A brincadeira com o professor aconteceu uma semana depois da cantora mais uma vez assombrar o mundo com a sua participação no Festival de Glastonburry 2022, depois de se tornar a solista mais jovem a ser uma headhunter do festival, que retomou as suas atividades depois de dois anos de pausa em função da crise sanitária global (aquela, que ainda não acabou).

Por enquanto, este é o único movimento da cantora no TikTok. Não há informações oficiais se Eilish vai voltar a realizar postagens regulares na plataforma. Aliás, é importante observar que, durante o dueto com o professor de canto, ela se limitou a cantar a música, sem dizer uma palavra fora da letra da canção, e apenas dando um sorriso, ciente de todo o impacto que essa aparição iria causar nos fãs e internautas do mundo inteiro.

Muito provavelmente muitos professores de canto ao redor do planeta vão tentar a tão sonhada visibilidade e relevância adotando outra de suas canções, mas é importante lembrar que tal casualidade pode levar muito tempo para acontecer e, ainda assim, você precisa ser um profissional com certa relevância na sua área para chamar a atenção de alguém com tamanha magnitude como Billie Eilish.


Compartilhe
@oEduardoMoreira