Os sistemas operacionais iOS e Android contam com defensores e detratores, em uma batalha de narrativas sem fim. Durante os 15 anos que estou escrevendo sobre tecnologia, testemunhei debates acalorados e batalhas épicas sobre os benefícios e malefícios de cada uma das plataformas, e o tempo mostrou que os dois softwares alcançaram os seus respectivos pontos de maturidade, sem que um vencedor claro estivesse estabelecido.
Mas meu objetivo não é alimentar a raiva e a discórdia em pessoas preguiçosas e desprovidas da capacidade de argumentação. Quero ser objetivo ao apontar onde o iPhone é realmente melhor que toda a sua concorrência de smartphones Android.
Se você é uma pessoa que está avaliando a possibilidade de trocar aquele velho Samsung Galaxy S7 por um iPhone 14, você veio ao lugar certo. Vou apresentar os pontos onde de fato o smartphone da Apple dá aquela sambada na cara da concorrência (que é, basicamente, composta pelos telefones da Samsung com o sistema operacional Android, com a participação especial de smartphones da Xiaomi em momentos pontuais).
Um software impecável
Digam o que quiser, mas a Apple fez mesmo um pacto com forças ocultas para entregar um sistema operacional redondo e impecável. A integração do iOS com o hardware de todos os modelos do iPhone é absurda, e todo o ecossistema ao redor dele só agrega valor à experiência de uso.
Sua estabilidade é enorme. É muito difícil ver o sistema operacional apresentando falhas graves no uso diário (o que é diferente dos problemas de programação que geram superaquecimento na bateria ou um fundo de tela preto), e a segurança do iOS é muito maior que a do Android, em vários níveis. É um pacote muito robusto, onde qualquer usuário iniciante acaba se familiarizando com a proposta de software rapidamente.
E a cereja do bolo: a enorme janela de atualizações oferecida pela Apple.
Dependendo do modelo de iPhone que você escolher, é possível que o dispositivo receba até seis anos de atualizações de versões. Sem falar nas correções de segurança e melhorias que o iOS vai recebendo com o passar do tempo.
Ou seja, o iPhone deixa de ser apenas um gasto de luxo para se tornar um investimento que pouco se desvaloriza. É o mundo perfeito. Algo que qualquer usuário quer no seu smartphone.
Principalmente os proprietários de telefones da Motorola. E eles sabem muito bem do que estou falando. 😉
As câmeras são as grandes estrelas do iPhone
Pouquíssimos telefones Android conseguem chegar no mesmo nível de excelência alcançado pelo iPhone nos aspectos fotográficos e nos registros em vídeo. Nem mesmo os smartphones com sensores de 108 megapixels conseguem ser tão eficientes na hora de entregar imagens e vídeos que melhor reproduzem as cores e contrastes registrados em diferentes cenários.
O principal diferencial do iPhone em relação aos telefones Android nos aspectos fotográficos fica evidente quando as imagens são publicadas na principal rede social do momento: o Instagram.
As fotos publicadas no feed de notícias do Instagram não sofrem tanto com a perda de qualidade, e os vídeos dos Stories ficam impecáveis sem as tradicionais gambiarras que os usuários Android bem sabem como fazer. Como, por exemplo, gravar o vídeo no app principal de câmera para só depois compartilhar no formato dos Stories da rede social do Meta.
E isso porque o iPhone 13 estreou o modo cinema, que pode não cair no gosto de todo mundo, mas que chama a atenção de muitos, de forma inevitável.
Conclusão
Se o seu objetivo na vida é ter um smartphone estável, com muitos anos de atualizações e com um ecossistema que o deixa ainda mais completo na experiência de uso, o iPhone é o produto recomendado para chamar de seu. Isso é, se o dinheiro não for um problema na sua vida, principalmente se você realmente quer ter essa experiência completa de uso com vários produtos da Apple na sua casa ou escritório.
A mesma decisão é válida para todos que querem trabalhar com fotos e vídeos nas redes sociais, até mesmo de forma profissional, já que as câmeras do iPhone são simplesmente espetaculares.
Pronto. Tentei dar um certo ar de maturidade para a questão, apesar do tom sarcástico e bem-humorado em alguns momentos.
E eu espero que você leve algumas frases na base do bom humor, pois seria péssimo ter que concluir que você leva tudo o que é dito a sério ou ao pé da letra.