Os 40 anos do mítico Sinclair ZX Spectrum | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Desktops » Os 40 anos do mítico Sinclair ZX Spectrum

Os 40 anos do mítico Sinclair ZX Spectrum

Compartilhe

É incrível pensar que possam existir computadores tão velhos quanto eu.

Por outro lado, é fácil compreender isso quando constatamos que a tecnologia moderna, tal e como conhecemos hoje, nasceu na década de 1960, justamente com o nascimento da intranet.

Mas… deixando esse aspecto da nostalgia de lado e focando em uma nostalgia um pouco mais recente (dependendo do ponto de vista de cada um), o Sinclair ZX Spectrum completou 40 anos de vida. E este é um dos computadores mais populares de todos os tempos.

Em 23 de abril de 1982, a Sinclair Research (uma empresa fundada por Clive Sinclair) apresentou ao mundo o computador que poderia ser comparado com o Commodore 64, uma vez que compartilhava parte de sua essência.

Neste post, vou comentar algumas coisas interessantes sobre o Sinclair ZX Spectrum. Quem sabe um dia ele passa a fazer parte da minha coleção de computadores imaginários que nunca tive.

 

 

 

Barato para o seu tempo

Se fosse lançado hoje, o Sinclair ZX Spectrum custaria menos de US$ 500. Ou seja, ele seria um computador relativamente barato. Mais barato inclusive que o Commodore 64, que hoje custaria pelo menos o dobro desse valor.

O modelo original desse equipamento era compacto e relativamente leve para o seu tempo (233 x 144 x 30 mm, 552 gramas). Por outro lado, ele é filho do seu tempo, com alguns aspectos que hoje consideramos decisões de gosto duvidoso para qualquer computador, como é o caso do teclado emborrachado, um pesadelo para quem trabalha com digitação constante (o meu caso).

Sua resolução de tela (256 x 192 pixels) estava acima da média, mas apenas duas cores poderiam estar em um quadrado 8 x 8, provocando um choque de cores na exibição de gráficos. Seu processador era um Zilog Z80 a 3.5 MHz, 16 KB de ROM e até 48 KB de RAM, com um armazenamento em fitas cassete comuns.

Na prática, um jogo de 48 KB levava aproximadamente 4 minutos para ser carregado. E você reclamando de tempo de renderização de vídeos…

Foram lançados oito modelos do ZX Spectrum pela Sinclair entre 1982 e 1987, onde cada um deles acrescentou melhorias consideráveis, indo de um teclado mais profissional até áudio com compatibilidade MIDI, editor BASIC, teclado externo, portas para controle e gravador integrado.

O Sinclair ZX Spectrum era um computador simples, mas com uma biblioteca de software robusta, com mais de 14 mil programas compatíveis em diferentes categorias, como base de dados, processadores de texto, programas de design gráfico, softwares de programação e, é claro, os jogos.

 

 

 

O legado do Sinclair ZX Spectrum

O Sinclair ZX Spectrum conta até hoje com sua legião de fãs, com uma comunidade de desenvolvedores que entregam softwares para ele até hoje. Isso impulsionou o mercado de colecionadores, jogos novos e originais, além de alguns emuladores.

Seu hardware é tão competente, que ele consegue executar vários jogos recentes sem maiores problemas (com algumas adaptações de modders, evidentemente).

No final das contas, o Sinclair ZX Spectrum é um dos computadores da década de 1980 que ajudou a popularizar esse tipo de produto na casa das pessoas. E toda referência a ele é mais que bem-vinda. Especialmente agora, que ele tem 40 anos de vida.


Compartilhe
@oEduardoMoreira