Smartphones flexíveis

Não faz muito tempo que vimos um rumor que indicava que os smartphones flexíveis estavam bem próximos de chegar ao mercado, e que a Samsung poderia ser um dos primeiros a lançar um modelo comercial em 2017. Algo que um dos executivos da empresa sul-coreana confirmou em partes.

Gregory Lee, chefe da divisão da Samsung na América do Norte, disse com todas as letras que esse tipo de dispositivos estão chegando em breve, de modo que a ideia de ver um smartphone flexível no ano que vem não é uma loucura. O executivo também comentou que sua empresa já leva uma década trabalhando na criação de smartphones flexíveis, e que durante esses anos eles conseguiram diversos protótipos, mas que o problema principal não é o seu design, mas sim a possibilidade de fabricá-los e comercializá-los por um preço razoável.

É evidente que o preço tem um papel essencial no sucesso desses novos smartphones, e que os diversos fabricantes devem ter muito cuidado nesse sentido, já que por mais inovador e interessante que pode ser o dispositivo, se ele é caro demais, ele acaba sendo um produto limitado a aqueles com maior poder aquisitivo, o que pode se transformar em um efeito negativo nas vendas.

Lee não deu detalhes concretos além do que foi dito, mas com as informações que foram sugeridas antes, sabemos que podemos ter nas mãos dois dispositivos com tela flexível, um smartphone de 5 polegadas e um tablet de 8 polegadas. Com certeza veremos mais vazamentos e rumores nos próximos meses, mas o mais seguro é que a Samsung deve apresentar algo nesse sentido na MWC 2017, que acontece em fevereiro do ano que vem.

_MG_5188

Sem falar que a Lenovo nessa semana fez muito barulho com o seu conceito de smartphone enrolável, com tela flexível. O protótipo apresentado na Lenovo Tech World 2016 impressionou a todos não apenas pela ideia, mas também em como esse conceito já está bem acabado pela mão dos asiáticos. Pode ser que ainda exista uma margem de melhora nesse conceito (e sempre tem), mas ao menos podemos dizer que é um conceito que está muito bem encaminhado.

Parece que agora vai. Finalmente teremos smartphones flexíveis em 2017. Um conceito que sempre foi prometido como um dos elementos de futuro para o mundo da tecnologia, mas que só agora se materializa em produtos próximos da realidade de mercado. Quem sabe esta é a inovação que muitos esperam dentro do mercado mobile.