Início » Dicas, Truques e Macetes » Por que eu tenho insônia? Tem como resolver?

Por que eu tenho insônia? Tem como resolver?

Compartilhe

A insônia é um problema muito mais comum do que você pode imaginar. Boa parte das pessoas que conhecemos não dorme direito, e os motivos para isso acontecer são diversos.

As boas notícias nesse caso é que aqueles que sofrem de insônia não estão sozinhos no mundo, e a solução para esse problema pode não estar tão distante quanto parece.

Neste post, apresento os cinco principais motivos que levam o ser humano a ter insônia, e quais são as possíveis soluções para cada um desses motivos.

Quem sabe você acaba aproveitando as dicas deste post.

 

 

 

Estresse

Dormir faz você relaxar: sua pressão arterial, assim como o seu ritmo cardíaco. Se isso não acontece com você, é porque a adrenalina no sangue se mantém alta, mantendo o ritmo do seu coração acelerado.

Pessoas estressadas não relaxam, e acordam durante a madrugada com maior frequência, custando a pegar no sono de novo. Se é o seu caso, procure técnicas de relaxamento ou de controle do estresse.

 

 

 

Hábitos alimentares

A cafeína pode tirar o seu sono, principalmente quando consumida à noite. O álcool pode te deixar sonolento, mas esse é um sono muito superficial. Queixos curados, carnes frias e o chocolate também podem interferir nos seus ciclos de sono.

 

 

 

Medicamentos

Corticoides, que são utilizados como anti inflamatórios, podem impedir o corpo a alcançar o sono profundo, já que o cortisol é o mesmo hormônio que produz o estresse. A boa notícia é que, se você para de tomar esses medicamentos, o efeito desaparece.

Porém, antidepressivos ou medicamentos para combater a hipertensão também podem interferir no sono. E só o seu médico pode ministrar tais remédios em dosagens que podem minimizar os efeitos.

 

 

 

Enfermidades

Enfermidades que causam dor, como é o caso das artrites, podem atrapalhar o seu sono. Assim como doenças respiratórias como a asma. Nos dois casos, você consegue dormir melhor se tomar os remédios que aliviam os seus efeitos.

 

 

 

Insônia e outros transtornos

Entre 10% e 20% dos adultos no mundo sofrem de insônia, que é quando a pessoa acorda e não consegue mais dormir.

A apneia do sono é outro transtorno relativamente comum. Se você ronca, você não está respirando direito durante o sono. E o resultado disso é que você vai acordar para se manter vivo. Visite um médico para cuidar desse problema.

Por fim, os pesadelos são outros elementos que atrapalham o sono da maioria das pessoas. E, nesse último caso, a melhor coisa que você pode fazer é tentar desenvolver pensamentos mais tranquilos antes de dormir, ou viver uma vida com menos estresse e preocupação.


Compartilhe