Transformaram o clássico relógio Casio F-91W em um relógio inteligente | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Hack da Vida » Transformaram o clássico relógio Casio F-91W em um relógio inteligente

Transformaram o clássico relógio Casio F-91W em um relógio inteligente

Compartilhe

O Casio F-91W tem mais de 30 anos de vida (chegou ao mercado em 1989) e continua à venda no mercado. Este é um relógio que pode ser considerado um ícone dentro do seu segmento, já que fez parte da vida de usuários de, pelo menos, três gerações.

Agora, o Casio F-91W ganha uma nova vida, pois um projeto Open Source substituiu os seus componentes originais para entregar um smartwatch com possibilidades bem interessantes.

 

 

 

A imaginação é o limite

O Casio F-91W se destacou entre os demais por conta de sua elevada durabilidade e, ao mesmo tempo, pela sua facilidade de uso. É muito difícil usar esse relógio de forma errada, e até mesmo o manual de instruções original do produto destaca essa objetividade de uso, não deixando margem para dúvidas ou erros:

“Não há como danificar ou avariar os componentes da unidade devido ao uso indevido dos botões. Se houver informações confusas na tela, é porque a sequência de entrada foi incorreto. Leia o manual e tente novamente.”

Além disso, o Casio F-91W está no mercado há 32 anos (e contando) porque o seu design é atraente até hoje, e o produto cumpre com perfeição a sua função mais básica: ser um relógio que mostra horas, calendário, alarme e cronômetro.

Sem falar que este é um produto que é resistente à água, sua bateria dura em torno de 7 anos, e seu preço é muito reduzido quando comparado com um relógio inteligente.

Fato é que o Casio F-91W ainda está no mercado e, a partir de afora, pode ser transformado em uma espécie de relógio inteligente, com um upgrade Open Source que oferece novas funcionalidades ao produto.

O desenvolvedor Joey Castillo é o responsável pelo projeto, e publicou todos os detalhes no GitHub, mostrando como qualquer pessoa com conhecimentos e habilidades mínimas pode transformar o Casio F-91W no Sensor Watch, nome que ele deu ao produto modificado.

É possível substituir a placa original do Casio F-91W por outra com o mesmo formato, mas que recebe um micro controlador SAM L22 que inclui um pequeno processador Cortex M0+. Esse hardware recebe um software interno que pode ser modificado e personalizado através de um código fonte aberto, que é o que permite ao relógio receber novas funcionalidades.

Nesta pequena placa, existe um pequeno conector de 9 pinos que permite a instalação de sensores que normalmente encontramos em relógios inteligentes, como é o caso do acelerômetro, sensor de umidade, giroscópio, sensor de passos e bússola, entre outros. Porém, também dá para instalar um magnetômetro ou até uma porta de entrada/saída USB no relógio.

Outro fato interessante do projeto do Castillo é que, mesmo com essas modificações, ele ainda conseguiu aproveitar o conector e a bateria do relógio original, o que é um feito considerando a complexidade envolvida aqui.

O criador do Sensor Watch não apresenta exemplos específicos sobre o que dá para fazer com esses recursos, deixando a porta aberta para as mentes criativas que desejam se aproveitar dessa evolução ao mítico Casio F-91W, que deve perdurar por mais algum tempo no mercado com essa interessante novidade.

 


Compartilhe