Essa é a impressora HP Deskjet Ink Advantage 2546. Eu tenho uma unidade dessa impressora em meu escritório, e ela me vem sendo bem útil nas minhas atividades dos blogs. Bom, pelo preço que paguei na época (R$ 199), ela me serve muito bem. Fato é que, tal como acontece com todo produto de tecnologia, ele pode apresentar falhas. De forma repentina e até surpreendente.
Na última segunda-feira (18), eu precisei imprimir uma folha de endereço para envio de encomenda, além de alguns boletos para pagamento. E sim… eu imprimo boletos, pois o pessoal daqui de Araçatuba não entende direito o que é numeração de código de barras. De qualquer forma, eu precisava fazer esse trabalho em um curto espaço de tempo.
Imprimi a folha de endereço sem problemas. Mas quando eu fui imprimir os boletos… a impressora travou.
Não me desesperei. Até porque já me acostumei a lidar com situações de crise em momentos pouco oportunos. Tentei verificar se havia alguma coisa obstruindo o sistema de impressão, o que é a solução mais óbvia para esse tipo de incidente.
Na parte inferior da HP Deskjet 2546, essa pequena placa de plástico em roxo dá acesso à parte inferior do mecanismo de movimento do papel. É uma solução bem inteligente, pois dispensa o trabalho de você ter que desmontar uma impressora inteira para resolver esse tipo de problema.
A grande surpresa do dia foi descobrir o motivo da obstrução da impressora. Ao abrir esse compartimento, eu encontro isso aqui…
Sem zoeira. Não estou de brinks. Tinha um papel de bala atravancando o mecanismo de rolagem do papel da impressora.
Eu vivo degustando balas. O dia todo. E com certeza a minha bancada de trabalho estava com alguns desses papeizinhos a mais espalhados – algo que não deveria acontecer, uma vez que eu sou um homem minimamente organizado (quem vê, pensa) -, e justamente esse foi ‘tragado’ pelo mecanismo de rolagem do papel.
Essa pequena odisseia deixa algumas lições. A primeira delas é que a HP tem uma solução bem sacada para evitar que você tenha muito trabalho na hora de resolver esse tipo de problema. É natural que algum fragmento fique obstruído em algum momento, e a porta para remoção na parte inferior facilita e muito essa manutenção.
A segunda lição é que não adianta se desesperar, e nem pense em desmontar a impressora ou qualquer produto quando ele der problema. Pare e pense de forma lógica e racional, sempre buscando a fonte do problema. Mesmo que a solução venha através de um processo de eliminação.
E a última lição? Preciso organizar meu escritório, e urgente. Isso aqui está uma bagunça e eu estou começando a me perder nela.