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Xbox Series S ficou mais caro que PS5 no Brasil, e isso é histórico (pelos motivos errados)

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Um dia histórico, mas pelos motivos errados. Porque estamos no Brasil, e é assim que as coisas funcionam.

Historicamente, o Xbox Series S ERA (e é importante colocar isso em caixa alta) o console de videogames da atual geração com preço mais acessível no Brasil. Mas isso mudou quando a Microsoft decidiu subir o seu preço sugerido por aqui em quase R$ 1 mil.

O que ninguém poderia imaginar é que esse movimento resultaria em algo até então inédito: ver o PlayStation 5 em sua versão com unidade de Blu-ray custar MENOS que o Xbox Series S.

 

“A melhor relação custo-benefício para jogos”

A Microsoft se vangloriava em promover o Xbox Series S como “a melhor relação custo-benefício para jogos”, e faz isso até hoje em sua página oficial do console. Mas a prova de que essa frase virou um meme pela desatualização é o cenário apresentado em nosso e-commerce no dia de ontem (17/11).

Os internautas estavam procurando produtos com descontos para comprar durante o período promocional de Black Friday, e encontraram no Mercado Livre um anúncio de venda do PS5 com leitor de Blu-ray a R$ 3.440. E rapidamente decidiram comparar com o concorrente que ficou mais caro no Brasil.

E a página oficial do Xbox Series S estava com o seu preço reajustado, de forma plena, com os R$ 3.599 sugeridos para o console da Microsoft, que é tecnicamente inferior ao PS5 em vários aspectos.

Ou seja, nem mesmo o pessoal do webdesign da Microsoft se preocupou em atualizar a página o suficiente para não virar piada para os internautas brasileiros. O Xbox Series S deixou de ser “a melhor relação custo-benefício para jogos”, e essa frase perdeu todo o sentido do mundo.

Exceto é claro para nós, que estamos aqui, com muita diversão com tudo isso. Se bem que, quando as risadas acabarem, vão ficar as reflexões sobre os movimentos da Microsoft neste caso.

 

As desculpas não convencem

A Microsoft apresentou os seus motivos para reajustar de forma exagerada o preço do Xbox Series S no Brasil. As explicações passam pela inflação acumulada, a variação do dólar, o aumento da carga tributária no setor e o fato do produto não sofrer reajustes desde o seu lançamento em nosso mercado.

Sinceramente? Nada disso acaba convencendo no final das contas. Mesmo porque apenas o Series S está mais caro (por enquanto; vai que a Microsoft decide reajustar o Series X também, e esse parágrafo fica desatualizado).

É mais fácil acreditar na teoria de que a Microsoft reajustou o valor do Series S branco para preparar o mercado brasileiro para a chegada do Series S Carbon Black com 1 TB de armazenamento. Quando o novo modelo chegar, a versão antiga do produto é descontinuada, e o valor reajustado está normalizado para a nova versão.

Ou quem sabe alguém na Microsoft acredita que é o mercado brasileiro que vai ajudar na recuperação financeira da empresa após a compra da Activision Blizzard. Afinal de contas, foram mais de US$ 76 bilhões que foram embora, e esse dinheiro precisa voltar rapidamente.

 

Ainda dá para comprar o Xbox Series S pelo preço antigo?

Sim, mas é melhor correr.

Em uma pesquisa rápida no Google, alguns e-commerces nacionais ainda oferecem o Xbox Series S de 512 GB com preços relativamente próximos ao antigo valor sugerido do console. De cabeça, consigo me lembrar do KaBum! e do Carrefour como dois exemplos.

Outras lojas online também oferecem o console da Microsoft por valores que são próximos aos R$ 2.699, valor que ainda considero justo pelo Series S. Até agora, o único e-commerce que já está adotando o novo preço sugerido de R$ 3.599 para o produto é a Fast Shop, de modo que eu não recomendo a compra por esse valor.

Acho muito difícil encontrar o Xbox Series S por menos de R$ 2.000, tal e como aconteceu na Black Friday do ano passado. O cenário de momento criado sugere que os e-commerces não precisam reduzir o valor do produto além do seu antigo preço sugerido, pois os lucros serão praticamente certos diante do cenário criado pela Microsoft.

E o grande problema da gigante de Redmond nesse momento (além do filme mais do que queimado com os gamers brasileiros) é todo o bullying que ela vai sofrer de todos os lados. Essa é a pior propaganda negativa que qualquer marca pode sofrer.

Pois ninguém te defende do bullying. Principalmente quando você faz por onde receber todos os tipos de críticas pelas decisões tomadas.


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@oEduardoMoreira