Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » E essa história da Nokia ter testado o Android em seus smartphones antes da venda para a Microsoft?

E essa história da Nokia ter testado o Android em seus smartphones antes da venda para a Microsoft?

Compartilhe

elop-lumia-1020

Essa foi uma das notícias da semana que não foram publicadas no TargetHD por pura falta de tempo (perdi o timing da pauta, confesso). Por isso, vou usar o espaço do meu blog para comentar um pouco sobre o assunto. E só agora, que conseguir sair do coma (chamado sono) do final de semana.

A Nokia é uma empresa de grande tradição, um legado enorme no mundo da telefonia móvel, e um grupo de fãs fiéis, que beiram aos chatos (alguns passam desse limite, se tornando insuportáveis). Muitos desses fãs (dos dois grupos) sonhavam em ver um Nokia Lumia com o sistema operacional Android chegando ao mercado em algum momento no futuro. E eu incluo aqueles tolos que ainda acreditam que o Symbian é o melhor sistema operacional do mundo nesse exato momento.

Entendo que um Nokia Lumia com Android seria uma ideia muito tentadora. Eu certamente compraria, apenas pela combinação de hardware potente, com uma estrutura externa muito bem feita (algo que a Nokia consegue fazer até hoje), todo o poder de suas câmeras (uma das melhores do mercado mobile, mesmo sem ser a PureView), trabalhando em conjunto com o Android, o sistema mais utilizado no mundo, e que alcançou um ponto de maturidade tamanho, que faz com que eu não dependa de um iPhone no meu dia a dia para ser produtivo.

Porém, isso jamais vai se tornar realidade. Ainda mais agora, que a divisão mobile da Nokia está nas mãos da Microsoft.

Porém, o site do The New York Times revelou nessa semana que a fabricante finlandesa considerou a possibilidade de lançar um modelo comercial da linha Lumia com a plataforma móvel da Google. Segundo a publicação, esse Nokia Lumia Android seria lançado no começo de 2014, e esse seria o primeiro sinal claro que o casamento entre Nokia e Microsoft já não estava indo muito bem, com uma clássica “pulada de cerca tecnológica”

Essa notícia aparece justamente agora que a Microsoft comprou a Nokia, jogando um balde de água quase congelada no chope de todos que sonhavam com esse modelo. Essa compra se convertem em 100% de certeza que jamais veremos um Lumia Android no mercado. O curioso é que, no passado, por diversas vezes, Stephen Elop, na época CEO da Nokia, afirmou com todas as letras que…

A Nokia jamais considera adotar o Android como o seu sistema, pois seria considerada mais uma no meio de muitos.

Ele até tem uma dose de razão nessa afirmação. Porém, hoje, ela já é só mais uma no meio de muitas. Não figura nem entre as cinco maiores vendedoras de smartphones no planeta, e em todos os estudos trimestrais do IDC, aparece no grupo de “outras”, ou de forma quase jocosa, está junto “com o resto”.

Mas… então por que a Microsoft estaria fazendo testes com o Android, afinal de contas?

As fontes do NYT informam que Elop sempre negou a possibilidade de um Nokia com Android, mas iniciou os testes com o sistema da Google com modelos de linha baixa da empresa, para depois testar o sistema nos modelos de linha alta. Mas isso, antes do Windows Phone se consolidar como a terceira maior plataforma móvel do planeta.

O crescimento do Windows Phone foi o estímulo final para a Microsoft seguir investindo nesse negócio, e acabou comprando a Nokia baseada na sua perspectiva de crescimento como plataforma mobile. O sucesso da empresa nos mercados emergentes (principalmente na América Latina) com o Nokia Lumia 520, que mesmo com todas as restrições técnicas e ausência de aplicativos, possui uma experiência de uso muito próxima aos modelos mais poderosos, e por um preço próximo ao dos modelos de entrada com Android.

Com isso, a Microsoft/Nokia encontrou uma luz no fim do túnel, e não era o trem vindo na direção contrária. Descobriram que o Lumia 520, nesses mercados onde os usuários buscam um produto competente e barato (e, nesse caso, reproduza o que o seu computador já faz), é uma relação custo/benefício muito melhor que qualquer Android na sua faixa de preço. Tá, não qualquer um… pelo menos a maioria deles (ainda acho o Motorola RAZR D1 um Android de entrada muito bom).

Além disso, devemos levar em consideração que é perfeitamente normal que diferentes fabricantes testam diferentes plataformas, até mesmo para explorar inovações e aspectos técnicos em seus próximos lançamentos. Ou você acha que a Apple nunca testou internamente o Android e o Windows Phone para copiar tanta coisa bacana dos dois sistemas para o seu novo iOS 7? Logo, não chega a ser tão surpreendente assim ver os finlandeses brincando de Android. Muito menos descobrir agora que Stephen Elop mentiu o tempo todo.

Agora, Microsoft e Nokia contam com um casamento peculiarmente sólido. Com um primeiro ano tumultuado, como em todo casamento, onde a Nokia queria um desenvolvimento do Windows Phone mais acelerado. Com a gigante de Redmond com um hardware e software no seu poder, ele passa a contar com as mesmas possibilidades que Apple e Google podem explorar, por poder fabricar um produto do jeito que quiser, com os conceitos e planos que bem entende.

Agora, se eles vão acertar com os novos produtos, é outra história. O que quero dizer é que eles não vão depender mais de uma fabricante para testar suas inovações.

Quanto ao Nokia Lumia Android… será uma ideia que ficará na mente e nos corações dos fãs da empresa. #NuncaSerão #JamaisTerão


Compartilhe
@oEduardoMoreira