650_1000_iphone_6_ipod_touch_1

Desde aquele episódio do iPhone perdido em um bar, os rumores sobre novos smartphones da Apple não são mais os mesmos. Com o iPhone 5, não tivemos muitos segredos, assim como aconteceu com o iPhone 5s. E o mesmo está acontecendo com o iPhone 6, com tantos vazamentos.

Além disso, com as impressoras 3D virando uma realidade, mockups e maquetes já existem aos montes, e exceto pelos detalhes de acabamento final, todos eles podem se aproximar muito do que pode ser o produto final. Faltando alguns meses para o lançamento do próximo smartphone da Apple, é hora de compilar tudo aquilo que diferentes sites já especulou sobre o produto.

Dois tamanhos de tela: a aposta mais sólida

650_1000_iphone6

Todos apostam que o próximo iPhone terá a sua renovação mais profunda. Por ser um novo dígito (iPhone 6), isso faz sentido. A principal aposta é no aumento do tamanho de tela, algo que já devia ter sido feito há muito tempo.

A opção sensata seria a de um novo modelo, a ser anunciado no final de setembro, com tela de 4.7 polegadas. O segundo modelo, com tela de 5.5 polegadas, teria um desenvolvimento mais tardio, e talvez nem seja anunciado. Porém, nunca se sabe.

O aumento de tela chegaria acompanhado de uma nova resolução padrão para o iPhone. Especula-se uma maior densidade de 416 ppp e 356 ppp para os modelos de 5.5 e 4.7 polegadas respectivamente, o que deixaria a resolução em aproximadamente 1.704 x 960 pixels.

De novo: tudo isso é no mundo das especulações.

Safira e cristal curvo para destacar

650_1000_dscn8570-2

Ainda há muitas dúvidas pendentes nas demais especificações do suposto iPhone 6. Uma das coisas rumoradas é a presença do cristal de safira como material protetor para a tela. Esse rumor já é antigo, e muitos apostam isso deve acontecer, pelo desejo da Apple em oferecer uma melhor proteção da câmera e do Touch ID. Porém, empresas como a Corning (fabricante do Gorilla Glass) não estão muito felizes com essa possibilidade.

A Apple deve dotar o iPhone 6 com uma tela que os seus usuários não poderão reclamar no que se refere à resistência a quedas. Tela essa que também pode estar presente no futuro iWatch.

A última rodada de rumores fala de uma tela com um acabamento levemente curvo, envolvendo a carcaça em uma peça única, seguindo linhas de design menos agressivas e mais suavizadas.

E o design?

650_1000_iphone_6_dummy-580-100

Usar o telefone com apenas uma das mãos. Para a maioria, isso é o aceitável (ou ideal). Uma das preocupações da Apple na hora de aumentar ou não o tamanho de sua tela é justamente esse. Por mais que as bordas possam ser ajustadas, o próximo iPhone vai crescer nas dimensões, de modo que as formas mais arredondadas e a redução da espessura do smartphone serão as armas de compensação da Apple no iPhone 6.

Os rumores aproximam o novo smartphone de um iPod Touch, tanto no design quanto na espessura. É esperado um smartphone com espessura entre 6 e 7 mm, o que tornaria o novo iPhone o mais fino até agora.

Para conseguir isso, vale todo e qualquer sacrifício: recorte de 0.2 mm na espessura da capa encarregada pela retro iluminação do painel da tela é um desses sacrifícios.

A essa altura do campeonato, é certo que não teremos mudanças no acabamento do iPhone 6, que será bem atraente no seu visual. A dúvida que fica naqueles que olham as maquetes é a separação por zonas da carcaça traseira para a área de conectividade e antenas, algo que poderia ser mais integrado ao design.

Especificações: a lógica evolução com dúvidas sobre a câmera

Muitos se preocupam com as demais especificações que não recebem o devido destaque. A lógica manda que o iPhone 6 receba a próxima geração de processadores da Apple (A8, talvez?). E o que eles farão com a bateria, cuja autonomia ainda fica um pouco longe daquela obtida pelos seus rivais?

Sem falar na câmera, que pode ser uma das pedras no sapato do iPhone 6. Os rumores recentes sobre esse item são escassos, se limitando a comentar que os 8 megapixels de resolução serão mantidos, mas com um possível salto de qualidade ajudado pela inclusão da estabilização ótica (finalmente), assim como uma maior potência fotográfica por conta de novas opções fornecidas pelo iOS 8.

Enfim, são rumores. Só tempo vai revelar a verdade. Se bem que, nas últimas vezes, o tempo mostrou que muitos rumores eram verdadeiros.