Final de ano é sempre assim: você se programou o ano inteiro, trabalhou o ano inteiro, para que nos meses de novembro e dezembro, você faça aquela corrida desenfreada nos shoppings para sanar o seu vício por compras de novos produtos de tecnologia. É claro que essa não é uma regra. Algumas pessoas esperam o mês de janeiro de 2013, para comprar alguns produtos desejados por um preço mais competitivo. Para esses, a vida é mais tranquila e feliz.

Agora, se você é um daqueles que não podem esperar mais pelos novos lançamentos, e precisam comprar imediatamente aquele produto ou jogo recém lançado (e melhor: tem a grana para cometer esse abuso financeiro), parabéns! Os próximos dois meses serão muito interessantes para você. Mesmo com todas as dificuldades econômicas que o Brasil começa a passar (muito por causa da economia do resto do mundo, e pelo fato da população não mais buscar crédito no comércio), o mercado de tecnologia ficará muito bem abastecido de novidades, que começam a chegar nas lojas a partir desse mês de outubro.

Aliás, o mês do Dia das Crianças foi o primeiro motivo para que os lançamentos de games desembarcassem no país. Jogos muito esperados como PES 2013, F1 2012 e FIFA 13 já desembarcaram por aqui, e alguns gamers já estão se divertindo com os novos títulos. Isso, sem falar que nessa semana, entre 11 e 14 de outubro, acontece a Brasil Game Show 2012, em São Paulo, que dá um preview de tudo o que vai chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses. Muitos desses lançamentos estarão disponíveis nos meses de novembro e dezembro. Ou seja, prepare o seu cofrinho, pois as economias de um ano inteiro podem ir para o espaço em uma única compra.

Para os gamers que ainda não contam com um console de última geração, uma outra dica é o novo PlayStation 3, que é menor e com maior capacidade de armazenamento. Eu já tenho um Xbox 360, mas estou pensando em adquirir um PS3, pois boa parte dos meus amigos estão na PSN. Ainda vou me decidir por qual modelo que vou comprar, se será o antigo ou o novo. Aliás, aqui fica outra dica: no mercado “alternativo”, o modelo antigo PS3 novo está com um preço que pode chegar, em alguns casos, a ser metade do valor do modelo recém lançado pela Sony. Se o móvel da sala onde o console será instalado tiver espaço para isso, vale a pena fazer essa economia.

No mundo dos smartphones, a grande espera é mesmo pelo iPhone 5. A nova versão do smartphone da Apple foi homologado pela Anatel ontem (8), o que torna o modelo apto a operar e ser comercializado no Brasil. É sempre bom lembrar que o iPhone 5 não é compatível com as redes 4G do Brasil, ou pelo menos com aquela que está ativa (2600 MHz), só sendo compatível com as redes de 700 MHz, que só ficará ativa a partir de 2015 ou 2016, quando o sinal analógico da TV aberta brasileira for desativado. Se você achar que vale a pena esperar até lá, ou que pode viver com as redes 3G/3.5G do Brasil, ele é uma das opções a serem consideradas.

O Galaxy Note II da Samsung é outro modelo que merece a atenção daqueles que estão com saldo suficiente no cartão de crédito. O tabletphone tomou o mercado de assalto na sua primeira versão, sendo uma agradável surpresa para a fabricante sul-coreana, e promete repetir todo esse sucesso na segunda versão. Além disso, para aqueles que são menos apegados ao fator “early adopter”, o Galaxy Note (o primeiro) deve cair de preço no Brasil, o que pode despertar o interesse de alguns.

A Motorola ataca com dois smartphones Android, o RAZR HD, que é uma atualização do RAZR que já conhecemos, mas com tela em alta definição, e o RAZR i, que é o primeiro smartphone da empresa com processador Intel. As duas opções são interessantes por motivos distintos: a primeira porque é pensada nos usuários que querem ver vídeos de alta qualidade em qualquer lugar, e a segunda é para quem quer um Android de linha média, mas com performance de Android top de linha, e melhor: pagando um preço relativamente competitivo.

Isso, sem falar nos modelos de smartphones que já estão no mercado, como o Galaxy S III, Galaxy Nexus, modelos da LG, os smarts da Nokia com Windows Phone, entre outros.

Na área de tablets, as coisas estão um tanto quanto devagar. Não sabemos se o iPad Mini (que, se tudo der certo, será anunciado daqui a uma semana e meia) chega a tempo para as vendas de Natal. Particularmente, acho que não. E os seus concorrentes não se movimentam muito nesse quesito, se concentrando no momento nos smartphones. Logo, não há muito o que dizer. Mas vale a pena ficar de olho nas promoções disponíveis na internet.

Além disso, temos a invasão de computadores com Windows 8, que estarão no mercado a partir do dia 26 de outubro. A hora para trocar o seu computador é agora, pois além de pagar o preço atual do equipamento, vai economizar a grana da atualização, e ter uma garantia integral do novo equipamento. Pense nisso se você está precisando de um computador ou notebook novo, ou se está pensando em comprar um sonhado ultrabook.

Mas, o mais importante é: administre bem o seu dinheiro. Tente não comprar por impulso, faça uma compra consciente e, o mais importante: pesquise o quanto puder antes de tirar o cartão de crédito da carteira.

E boas compras!